Serviço Este serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI. O SCFV possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, na prevenção de ocorrência de situações de risco e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a partir de seu ciclo de vida. É ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

Atividades O trabalho é desenvolvido através de atividades socioeducativas/ oficinas, como: apoio pedagógico, música, dança, educação ambiental, esporte. Tem-se o acompanhamento de equipe técnica composta por assistente social, pedagoga, psicóloga e nutricionista. Na perspectiva da segurança alimentar e nutricional são ofertadas diariamente duas refeições por turno: café da manhã e almoço/ almoço e café da tarde. O cardápio é elaborado com o objetivo de proporcionar uma alimentação de qualidade e fonte de nutrientes que a criança e/ ou adolescente precise para se desenvolver de forma saudável. Considera-se que este é um serviço primordial, em muitos casos, sendo as únicas refeições no dia para os educandos.

Responsabilidade Ressalta-se a referência e pioneirismo na credibilidade e transparência do trabalho socioassistencial realizado na organização da sociedade civil. É comprovada a estrutura física, humana e de materiais (equipamentos e insumos) adequadas e qualificadas para o atendimento dos usuários do SCFV. Um ambiente acolhedor contribui para o bem-estar dos usuários, estimula a sua permanência no local e também favorece o desenvolvimento do sentimento de pertença.

Oficinas Lúdicas

Apoio pedagógico: Auxiliar os educandos nos temas escolares. Reforço com as dificuldades de aprendizagem e pesquisa temas, etc.

Aprendizagem Lúdica: Proporcionar condições para o desenvolvimento e independência da criança. Oferecer oportunidades para que a criança se desenvolva nos aspectos cognitivos, motor, afetivos e na linguagem oral e corporal.

Informática Lúdica: Na era digital em que vivemos, é de suma importância despertar em nossos educandos uma relação sadia entre eles e o mundo virtual que nos cerca. Fazer com que os mesmos tenham consciência do que acessam, de que forma acessam e o que pode ser ou não permitido de acordo com a idade de cada um.

Terapia de Grupo: Através da oficina os educandos são sensibilizados e motivados de forma lúdica e interativa, tornando suas relações mais afetivas e saudáveis.

Jogos pedagógicos: Estimular a atenção, a memória, a concentração, auxiliando na aprendizagem.

Espiritualidade: Momento em que os educandos são convidados a pensar e reviver sobre os valores cristãos, de acordo com os valores Verzerianos.

Oficinas Esportivas

Oficina de Esporte e Lazer: Essa oficina oportuniza diferentes atividades que possibilitaram às crianças aperfeiçoamento de suas habilidades, força, velocidade, resistência, flexibilidade, entre outras, e com isso valorizou também suas conquistas corporais e ampliou seu controle sobre o corpo.

Oficinas Culturais

Oficina de Dança e Cultura Gaúcha: As oficinas de Dança e Cultura Gaúcha são realizadas com o intuito de proporcionar à criança e ao adolescente, oportunidade que dificilmente seriam atingidas se não fosse oferecida pelo Centro de Formação Teresa Verzeri.

Oficina de Teatro: A oficina tem por objetivo estimular a criatividade e espontaneidade dos educandos. O fator mais importante é a questão da comunicação. Educandos que fazem teatro tendem a ser mais comunicativos e a se expressarem melhor.

Oficinas Ambientais

Educação ambiental: Refletir para ação, para a mudança de postura e de hábitos com o meio ambiente em que está inserido, bem como disseminar nas suas famílias a conscientização ambiental e os cuidados com meio ambiente.

Artesanato: Tornar possível o compromisso da criação própria de uma peça artesanal.

Brechó Solidário

Brechó solidário: VVisando a sustentabilidade, o Centro de Formação, conta com o seu bazar solidário a cada 15 dias, às sextas-feiras. A unidade recebe doações de vestuário, calçados, acessórios, brinquedos, roupas de cama e banho, utensílios domésticos, entre outros. Todas as doações são devidamente registradas e passam por triagem, para definir doação ao educando, ou venda no bazar.

Atendimento Biopsicopedagogicosocial

Serviço pedagógico

Realiza atendimento aos educandos e suas famílias, sempre que solicitado ou quando a surgem situações que demandam atenção específica. Trabalha de forma integrada com as escolas regulares.

Serviço social

Realiza acolhimento e orientação social de educandos e famílias; realiza encaminhamentos, quando necessário, fazendo a mediação com a rede de proteção social; realiza visitas domiciliares e os encontros das famílias.

Psicologia

Realiza um trabalho preventivo de promoção e qualidade de vida e saúde mental, de forma coletiva e individual. O atendimento coletivo é realizado através de grupos com educandos, que visam o debate e a reflexão sobre termas pertinentes à fase do desenvolvimento que eles se encontram e à realidade social em que estão inseridos. O atendimento individual é realizado com educandos e/ou famílias, conforme necessidade.

Nutrição

Planeja os cardápios que são oferecidos pela instituição, gerenciando sua produção e promovendo a reeducação alimentar através de refeições equilibradas. Realiza momentos de formação sobre alimentação saudável e avaliação nutricional dos educandos.

Atividades oferecidas às famílias das crianças e adolescentes atendidos, com objetivo de fortalecer laços

Reunião da Famíla

Encontros de informação, orientação ou de reflexão sobre temas de interesse das famílias, sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários. Tais encontros são de responsabilidade da Equipe Técnica.

Atendimento Individual

Atendimento de um ou mais profissionais da Equipe Técnica às famílias, conforme necessidade, visando assegurar a proteção social básica dos educandos.


Alimentação

Os educandos recebem alimentação no período em que estão no Centro de Formação Teresa Verzeri – São Borja. Servimos café da manhã, almoço e lanche da tarde.

CONTATO

Entre em contato conosco

Endereço:

R. João Palmeiro, 1746 - Centro, São Borja - RS, 97670-000


Contato:

55 3431.2805
contatoadmsb@cftv-saoborja.org.br